PREFÁCIO

 

A minha melhor poesia é aquela que nunca escrevi

e que talvez nunca escreverei...

Morrerá improfícua...

Como uma lágrima seca... dentro de mim.


                                                                De Hyppólito

 

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Passos Íntimos




Baseado na carta de Jair Ferreira, “Pedaços de Mim”,
paciente da Psicóloga Andréa Santarelli Alves (minha esposa).

"Dedico a todos os pacientes que, ao longo de minha carreira,
têm me ensinado que,  na vida, não se caminha somente com as pernas."
                                                                                                                Andréa Santarelli Alves



Uma parte minha é fortaleza,
Outra se desmancha feito algodão.
Uma pergunta a Deus: Por quê?
A outra agradece e diz: Seja feita a vossa vontade!

Uma parte minha cede à vaidade,
A outra percebe, que gravatas emboloram-se nas gavetas,
Que belos ternos se desbotam com o tempo,
E que o ser humano pode ser feliz com pouco.

Queria, sim, queria...
Andar descalço pela praia,
Sentindo a brisa quente a me encher de sol,
Mas... não se caminha só com os pés,
Caminha-se também com a alma.

Uma parte minha tolera,
Outra, de tolerar se cansa.
É preciso compreender que há outras pessoas
Que junto comigo trilham os mesmos passos.

Sim! Tolerar é preciso... descrer não é preciso.
É preciso aprender a lidar com perdas,
Pois sempre na perda, algo se ganha.

Uma parte minha se desespera na impaciência,
Outra aceita tudo com humildade,
Pois ser humilde não significa entregar-se.

Há dificuldades que se vencem encarando-as no espelho,
Sem falsos artifícios, sem maquiagem.
Pois o que somos importa mais do que aquilo que aparentamos ser.

Uma parte minha espera,
A outra descrê.
Uma parte perdoa,
A outra castiga.
O perdão tem que ser sincero,
De dentro pra fora, sem hipocrisia.

Os meus planos e sonhos sobreviveram comigo,
E com eles posso enfrentar:
 A Vida e seus infortúnios,
O Mundo e seus preconceitos.

Sim! Não preciso de meus pés para caminhar,
Minha alma é forte...
Com ela destrancarei todas as portas,
Abrirei todas as janelas,
Superarei todos os limites que me são impostos.

Uma parte minha, acredita!
A outra, também.
Uma parte minha é fortaleza,
A outra, também.
Sim! Minha alma, enfim, caminha...

                                                                                

Nenhum comentário: