PREFÁCIO

 

A minha melhor poesia é aquela que nunca escrevi

e que talvez nunca escreverei...

Morrerá improfícua...

Como uma lágrima seca... dentro de mim.


                                                                De Hyppólito

 

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Dor...!


"Amoldar-se a Dor é vencê-la" (Menotti Del Picchia)

Poesia feita para a Tese de Mestrado da Psicóloga Andréa Santarelli Alves(minha esposa) "A repercussão da dinâmica familiar na sintomatologia da fibromialgia".


De uma paciente fibromiálgica:
"Uma coisa é você imaginar uma dor,
outra é você sentir os limites dessa dor,
ter uma relação íntima com ela."


 
Quem és "Dor"? Qual será teu significado?
Por que sorrateiramente invades meus espaços,
E sobre meu corpo estendes teus tentáculos difusos,
Flagelando-o em desacreditadas queixas,
Subjugando-o em telúricas paisagens?

Pudesse eu, descrever-te em palavras, mas... estas me fogem,
Pois estás além do limite de meu corpo e de minha mente.
És, talvez, o espectro que silenciosamente, assombra em meus umbrais,
Ditando tediosamente, dentro de mim, as penas de minha existência.

Quem és "Dor"? Por que insistes em me tocar, em me possuir,
Passando noites a questionar-me sobre a inutilidade dos remédios?
Por que velas meu sono assim tão ciumenta,
Erotizando meu corpo em gemidos lancinantes,
Legitimando nele, o sofrimento?

Por que me encarceras em teus calabouços,
Sob o julgo de estereótipos infamantes?
Por que me acorrentas a tantos rótulos,
Estigmatizando-me em histéricas loucuras?

Quem és "Dor"? Por que me acuas no temor do desconhecido?
É chegada a hora de assumir todas minhas heranças,
De quebrar todos "Totens e Tabus",
De encarar enfim esta "Medusa"
E petrificar em mim, todos os medos.

Sou a Maria das Dores...Sou aquela que passa e ninguém vê...
Meu corpo por pontos dolorosos é formado.
Cada gesto meu é uma dor que se exterioriza.
Eu sou o reflexo de um espelho que se antagoniza
Na incredibilidade do que reflete.

Sim..! Sou a Maria das Dores...Aquela que passa e ninguém vê...
Aquela que sofre, mas...ninguém crê...

Um comentário:

Unknown disse...

EXCELENTE POESIA,TAMBÉM SOU TIDA COMO A MARIA DAS DORES.TENHO LUTADO CONTRA ESTE MAL. ORO PARA QUE DEUS ILUMINE ALGUM PESQUISADOR(A) DO ASSUNTO FIBROMIALGIA DESCUBRA A CURA.